• +55 54 3219-1490
  • coordenacao@centroassistencialvitoria.org.br
  • Caxias do Sul - RS - Brasil

ATIVIDADES

Dinâmicas de convivência em grupo, de entrosamento, autoconhecimento, identidade, emoções, sentimentos, relacionamentos em grupo, entre outros.

São realizadas atividades que estimulam a concentração, a cooperação e o desenvolvimento artístico, estimulando e revelando talentos e habilidades. Propiciam a sensibilização, desinibição, desenvolvem a capacidade criativa, a comunicação/expressão, a diminuição da ansiedade, flexibilidade, espontaneidade, a capacidade de raciocínio lógico, o contato com a cultura e a história. Oportunizam dramatizações livres de situações rotineiras, dramatizações com texto, improvisações, jogos dramáticos, expressão corporal e vocal, caracterização de personagens. Asseguraram espaço de criatividade, desinibição e fortalecimento da autoestima.

Promovem atividades manuais práticas com diversos materiais que estimulam a criatividade e o cuidado ao meio ambiente através de materiais recicláveis. Proporciona a utilização da arte como meio de promover o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes.

Atividades de estímulo a leitura e que despertem o interesse pela literatura. Por meio da contação de histórias, trabalham-se emoções importantes como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, pavor, insegurança, além de estimular a imaginação e a identificação com os personagens aguçando a curiosidade e o interesse. Dessa forma, gradativamente o interesse e hábito pela leitura vai surgindo e tornando-se prazeroso. Como parte integrante da atividade, a entidade mantém o projeto Leitura Itinerante, no qual cada usuário pode escolher e levar semanalmente para sua casa um livro da biblioteca da entidade em uma sacola personalizada exclusiva para o projeto. Posteriormente, a criança ou o adolescente conta sua experiência com o livro que levou através de desenhos, resenhas e relato aos companheiros sobre a história. O projeto contribui para o fortalecimento do laço familiar, a partir da interação entre a criança e a família durante o compartilhamento da história lida.

Aproxima as crianças e os adolescentes das ferramentas tecnológicas de informação. Oportuniza, ao realizarem pesquisas sobre diversas temáticas trabalhadas na rotina do SCFV, a aquisição de conhecimentos,  manuseando programas e ferramentas. Trabalha a conscientização do uso adequado das redes sociais e das relações sociais advindas dessas redes, prevenindo problemas de exposição pessoal e sexual.

Incentivo à valorização da diversidade cultural, por meio de atividades de expressão corporal. Estimula a criatividade, a superação e o trabalho em equipe, proporciona conhecimento de danças da cultura popular brasileira e também estrangeira. Despertar o interesse pelo próprio corpo, respeitando seus limites e potencialidades, fortalecendo a autoestima. Possibilita a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimula o desenvolvimento de habilidades, potencialidades, talentos e propicia a sua formação cidadã.

Tem como foco o desenvolvimento da cidadania com responsabilidade e senso critico sobre a realidade, estimulando aos usuários serem atores de suas histórias de vida. Essa atividade aborda temas como meio ambiente, cultura, esporte e política. Desenvolve a identidade, a cidadania, a participação e o protagonismo. Além disso, explora as datas comemorativas.

Desenvolve atividades que facilitem a aprendizagem e a concentração. Os jogos lúdicos possibilitam a aquisição de habilidades para a resolução de problemas enfrentados no dia a dia, promover o direito a convivência social harmoniosa e pacífica,  ao estimular a participação e o envolvimento integral dos indivíduos. Promove experiências cooperativas e construtivas que visem fortalecer os vínculos do grupo e da comunidade.

Trabalha diversos ritmos e instrumentos como bateria, caixa, alfaias, chocalho, tambor, pandeiro, atabaque e repique possibilitando que os participantes conheçam e toquem algum instrumento.

Realizam atividades no território em quadras de esportes, gincanas, campeonatos e atividades de integração.

Trabalha técnicas de pintura e desenho artístico. Desenvolve concentração e observação instigando atitudes criativas e encorajando para a produção artística com o uso de diversos tipos de materiais.

Todas as atividades acontecem no turno inverso da escola e são ministradas por educadores sociais.